terça-feira, 22 de novembro de 2011

Atividade 2.6


PROINFO INTEGRADO
CURSO: Tecnologias em Educação 2011
CURSISTAS: Celcimar, Luzia e Marinete.
UNIDADE: 2
ATIVIDADE: 2.6
FORMADOR: Jorge Souza de Jesus

PLANO DE AULA
Planejando uma atividade com hipertexto ou internet
ESTRUTURA CURRICULAR

Modalidade/Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Educação Infantil
Artes
Música: envolvimento e observação das imagens
Educação Infantil
Natureza e sociedade
Conhecimento de mundo

DADOS DA AULA
O que o aluno aprenderá com esta aula
Os alunos do maternal da Educação Infantil, na faixa etária de dois a três anos, poderão
  • ter contato com a música;
  • observar as imagens;
  • reconhecer as imagens exposta no slide, estimulando a linguagem oral;
  • interação aluno x professor.

Duração da atividade
Aproximadamente 25 minutos
Conhecimento prévio trabalhados pelo professor para com os alunos
As crianças já deverão ter tido contato/ouvido música

Estratégia e recursos da aula
Procuraremos com essa aula estimular o raciocínio lógico, a linguagem oral, a percepção visual /auditiva e a socialização.
Iniciaremos a atividade apresentando o Notebook as crianças.
Em seguida, conversaremos sobre a música e logo após, iniciaremos a apresentação do slide chamando a atenção para as imagens apresentadas na letra da música.
Posteriormente a essas apresentações cantaremos juntos com as crianças a música.
No final deixaremos que as crianças observem de perto e tenham contato direto com o aparelho.
Os recursos que serão utilizados nesta atividade são: o aparelho notbook, a letra da música, as imagens, slide.
Avaliação
Observaremos a participação, o envolvimento e o entusiasmo com que as crianças demonstrarão durante a atividade desenvolvida.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Apresentação slide

Elaboração de uma apresentação no impress(slides) da pesquisa realizada com os professores da UMEI João de Barro sobre a utilização dos recursos tecnológicos.

conteúdo da unidade 2

No início da unidade 2 no curso TICs 100 h vimos esta apresentação sobre hipertexto

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Avaliação da Unidade 1

Na unidade I do curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC's pude conhecer e refletir um pouco mais sobre as mudanças ocorridas na sociedade atual e também perceber como anda a inserção das novas tecnologias na educação. Nesta unidade com explicação clara e objetiva do nosso formador tive a oportunidade de conhecer outros recursos disponíveis na internet que possibilita ao professor desenvolver uma prática pedagógica integradora. Através desse estudo percebi que preciso aprimorar ainda mais meus conhecimentos sobre as diferentes tecnologias disponíveis na escola para melhorar a minha prática.

sábado, 12 de novembro de 2011

TUDO É POSSÍVEL A QUEM CRER!
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de
Deus não irá protegê-lo."

Mapa Conceitual

Este é um dos recursos que apredemos no Curso TICs 100h.

Web Quest

No estudo da unidade 1 aprendemos sobre a webQuest que é um recurso que podemos trabalhar como projeto de aprendizagem de uma forma dinâmica e interativa. Foi feito um texto onde colocamos nossas impressões sobre esse recurso. Para lê-lo clique aqui

Eu como professor aprendiz

Atualmente estou na direção da UMEI João de Barro, pelo segundo mandato e na área da Educação desde o ano de 1987.
Ser professor no passado era um fator de promoção social e além do mais, era uma profissão valorizada e respeitada pela sociedade. Atualmente esta profissão tem transformado o educador num profissional sem expectativa de melhoria nas condições de trabalho, pois o educador precisa ser de tudo um pouco, exemplo: amigo, pai, psicólogo, conhecer e ter o domínio das tecnologia, entre outros.
Escolhi esta profissão porque gosto do que faço e vejo que a cada dia temos um novo desafio e para vencê-lo precisamos buscar novos conhecimentos para solucionar os problemas e vencer os obstáculos, assim como os novos desafios que esta profissão nos proporciona.

tecnologias na escola

Reflexão sobre a aplicabilidade da Tecnologia na aprendizagem

No artigo o autor se mostra muito preocupado com o que nós precisamos e devemos aprender, pois  temos que acompanhar constantemente as novidades da tecnologia, os cursos de capacitação e as evoluções dos materiais pedagógicos.
Com as novas formas de aprendizagem o autor nos mostra que devemos nos inteirar dela, para podermos nos adaptar e fazer uso dela na sala de aula, na nossa vida pessoal e principalmente em nossa vida profissional.  Com essas mudanças os alunos podem obter conhecimentos em suas casas, nós só precisamos fazer com que eles saibam manusear com habilidade e segurança as ferramentas que possuem. Quando os alunos mudam a forma de buscar o conhecimento os professores também têm por obrigação de mudar seu perfil e as suas formas de ensinar, tornando as aulas mais atrativas e com maior aproveitamento.
Com essa nova cultura de aprendizagem, devemos despertar o interesse dos alunos para buscar novos conhecimentos.
Os Professores podem estar levando os alunos para buscar novos conhecimentos fazendo uso do laboratório para que os mesmos busquem com criatividade seus saberes e tenha curiosidade para desafiar essa nova forma de aprendizagem.
A aprendizagem continuada ao longo da vida é de fundamental importância  para que os alunos possam desempenhar de forma produtiva seu crescimento pessoal. A melhor forma de ensinar é aquela que proporciona aos alunos o desenvolvimento e a capacidade de ler e de interpretar o mundo de forma critica significativa e com isso fazer sentido em sua vida pessoal.
Para o autor, a formação de qualquer indivíduo não pode mais ser pensada como algo que acontece somente no âmbito da escola.

Planilha

Atividade ralizada na UMEI João de Barro com os professores a fim de verificar as midias mais utilizadas. Para ver o resultado da pesquisa clique aqui.